Topo
Notícias

Merkel crítica premiês estaduais por planos de abertura de hotéis no Natal

30/11/2020 11h58

BERLIM (Reuters) - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, repudiou os planos de alguns governos regionais de deixar hotéis abrirem para estadias familiares durante o Natal, alertando que isto ameaça agravar a disparada de casos de coronavírus que assola o país, disseram os participantes de uma reunião partidária.

Os níveis diários de infecção aumentaram na comparação com o mesmo período da semana passada, apesar do lockdown parcial adotado em novembro e desde então prorrogado e endurecido na tentativa de controlar a disseminação do vírus.

Na semana passada, Merkel e premiês estaduais concordaram em permitir uma relaxamento parcial do lockdown para que as famílias realizem comemorações natalinas discretas.

Mas em uma videoconferência com a cúpula da liderança de seu partido conservador realizada nesta segunda-feira, Merkel disse que não entende os planos de alguns Estados do norte e do oeste, onde a epidemia é menos grave, para permitir que os hotéis abram para que familiares afastados se reúnam.

Participantes do encontro disseram à Reuters que ela considerou a ação particularmente arriscada em cidades grandes e em regiões com números grandes de infecções.

Apesar dos comentários de Merkel, líderes regionais têm a palavra final sobre o que acontece em seus Estados, conforme a estrutura federal alemã. A intervenção da chanceler veio pouco antes de uma reunião do "gabinete do coronavírus" na qual ministros devem debater reações adicionais à maior crise de saúde pública do país em um século.

(Por Thomas Seythal e Thomas Escritt)

Notícias