Topo
Notícias

Foguete atinge pequena refinaria de petróleo no norte do Iraque, forçando seu fechamento

29/11/2020 15h54

Por Ghazal Chengappa

TIKRIT, Iraque (Reuters) - Um pequeno foguete atingiu uma pequena refinaria de petróleo no norte do Iraque neste domingo, causando um incêndio em um tanque de armazenamento de combustível e forçando o fechamento completo das operações, depois que as chamas se espalharam para uma rede de oleoduto próxima, afirmaram duas autoridades da refinaria.

Um porta-voz da estatal Northern Refineries Co, que administra algumas refinarias iraquianas, havia dito anteriormente à agência de notícias estatal do Iraque que dois foguetes atingiram a refinaria de Siniya, causando o incêndio que, segundo ele, havia sido controlado.

Autoridades afirmaram que a suspensão das operações na refinaria de Siniya, com capacidade para 30.000 barris por dia, era uma medida de segurança para evitar mais danos.

“Fechamos completamente as unidades de produção para evitar danos extensos que poderiam ter sido causados”, afirmou um engenheiro-chefe da refinaria, sob a condição de anonimato.

Bombeiros ainda estão tentando conter o fogo, disseram autoridades locais e da refinaria.

Não houve relatos de mortes no local, que fica próximo à maior refinaria de petróleo do Iraque, em Baiji, na província de Saladino, no norte.

(Reportagem Ghazwan Hassan em Tikrit e Ahmed Rasheed)

Notícias