Topo
Notícias

De Toro turbo a míni SUV: desvendamos todos os próximos lançamentos da Fiat

Novo SUV compacto da Fiat tem sido flagrado rodando em testes sob pesada camuflagem; ele chega em 2021 com base do Argo, motor 1.0 turbo e câmbio CVT - Rafaela Borges/UOL
Novo SUV compacto da Fiat tem sido flagrado rodando em testes sob pesada camuflagem; ele chega em 2021 com base do Argo, motor 1.0 turbo e câmbio CVT
Imagem: Rafaela Borges/UOL
do UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/11/2020 04h00

Após lançar neste ano a nova geração da Strada e adiar algumas estreias devido à pandemia do coronavírus, a Fiat terá, a partir de 2021, novidades importantes para brigar pela liderança do mercado.

Além de promover a estreia de um modelo inédito no ano que vem, entrando finalmente no concorrido mercado de SUVs, a marca italiana também irá atualizar a respectiva oferta de motores - além de disponibilizar, pela primeira vez no Brasil, a opção de câmbio CVT.

Confira tudo que a montadora está preparando.

Toro com motor turbo

Fiat Toro 2022 turbo flagra - Marco Oliveira - Marco Oliveira
Na linha 2022, Toro vai ganhar visual atualizado, opção de faróis de LED e mais conectividade
Imagem: Marco Oliveira

Conforme apuração de UOL Carros, o primeiro lançamento será a Fiat Toro 2022, que chega até o fim do primeiro semestre de 2021.

Unidades de testes têm sido flagradas rodando cobertas por camuflagem, como a da foto acima.

Além de mudanças na parte visual, incluindo faróis de LED, a picape de porte intermediário será o primeiro modelo da empresa no País a trazer o novo motor Firefly turbo, fabricado em Betim (MG) - no ano passado, a Fiat anunciou investimento de R$ 500 milhões na unidade mineira para a produção dos propulsores turbinados, com variantes de um litro e 1,3 litro.

No caso da Toro, o veículo utilitário terá versões equipadas com o 1.3 turbo flex, dotado de injeção direta de combustível e quatro válvulas por cilindro. Estima-se potência de pelo menos 150 cv e torque na casa de 25 kgfm.

A nova motorização virá acompanhada de câmbio automático do tipo CVT e vai substituir o 1.8 aspirado de 139 cv. Em junho passado, na ocasião do lançamento da linha 2021, a Toro deixou de ser comercializada com o propulsor 2.4 Tigershark de 186 cv.

Além dessas alterações, a picape vai ganhar nova central multimídia com serviços de conectividade e assistência remota, anunciada recentemente em parceria com a TIM e que será disponibilizada em outros modelos da fabricante.

SUV compacto

SUV da Fiat 1 - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Inédito SUV compacto da Fiat estreia no segundo semestre de 2021 com base do Argo
Imagem: Rafaela Borges/UOL

No segundo semestre do ano que vem será a vez do inédito SUV pequeno, construído sobre a base do Argo e que terá como rivais modelos como Volkswagen Nivus e Honda WR-V.

O nome do primeiro utilitário esportivo da Fiat ainda é mantido a sete chaves, mas já sabemos que terá sob o capô, ao menos nas configurações mais caras, motor 1.0 turbo de três cilindros, com as mesmas características técnicas do 1.3 mencionado acima.

O propulsor vai entregar algo em torno de 120 cv e 20 kgfm e também será acompanhado pela transmissão CVT.

Da mesma forma que a Toro, irá contar com os novos recursos de conectividade e suspensões elevadas.

Strada com CVT

Nova Fiat Strada 2021 7 - Divulgação - Divulgação
Sucesso de vendas, Strada terá oferta de transmissão CVT em 2021, mas ainda não irá ganhar turbo
Imagem: Divulgação

No embalo do sucesso da nova geração, fundamental para alçá-la ao terceiro lugar no ranking dos veículos mais vendidos, a picape compacta vai ganhar a alternativa de câmbio CVT.

A oferta da nova transmissão vai começar também no segundo semestre de 2021, mas ainda não virá acompanhada de turbo - a primazia será mesmo da Toro e dos novos SUVs que vêm aí.

Com isso, a Strada seguirá com os motores aspirados atualmente disponíveis: 1.4 de 88 cv e 1.3 de 109 cv.

Em relação a Argo e Cronos, hatch e sedã compactos também não irão ganhar motorização turbo no ano que vem

Fastback, só em 2022

Fiat Fastback Clay 1 - Fernando Miragaya/UOL - Fernando Miragaya/UOL
Fiat Toro já apareceu na forma de conceito e também em protótipo de argila; terá motor 1.3 turbo
Imagem: Fernando Miragaya/UOL

Já o "SUV da Toro", que surgiu há dois anos no Salão do Automóvel de São Paulo, na forma do conceito Fastback, ficou para 2022.

O segundo utilitário esportivo da Fiat vai manter o visual básico do protótipo, exibindo perfil de cupê, com teto curvado na parte traseira - seguindo a mesma escola de estilo do VW Nivus e do BMW X4.

O nome da versão de produção poderá ser outro, mas é certo que o utilitário esportivo será equipado com propulsor 1.3 turbo e CVT.

No ano passado, Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, revelou que "o Fastback vai dar origem a dois ou três utilitários esportivos com o emblema Fiat nos próximos anos. Um deles é o míni SUV derivado do Argo.

Fiat Fastback: designer explica conceito do 'SUV da Toro'

UOL Carros

Notícias