Topo
Notícias

Rio de Janeiro sedia 'Semana da Cozinha Italiana no Mundo'

26/11/2020 20h04

SÃO PAULO, 26 NOV (ANSA) - A quinta edição da Settimana della Cucina Italiana nel Mondo ( Semana da Cozinha Italiana no Mundo) acontece no Rio de Janeiro até o próximo dia 29 de novembro.


O evento, que ocorre simultaneamente em diversas cidades ao redor do mundo, é realizado por iniciativa do Consulado da Itália no Rio de Janeiro, em parceria com a Accademia Italiana della Cucina, o Instituto Italiano de Cultura, a Agência Nacional de Turismo da Itália (ENIT), os Supermercados Zona Sul e a Revista Comunità Italiana.


Neste ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a edição é feita principalmente no formato online, com diversas atividades para celebrar a culinária italiana na web. O foco principal é a valorização dos benefícios da dieta mediterrânea.


A programação online inclui lives com personalidades e influenciadores digitais como Bela Gil, Miguel Falabella, Bruno Astuto, Chiara Civello, Dionísio Chaves, Danio Braga, João Vitti, Nicola Siri e Emilio Orciollo, que vão contar sua relação com a cozinha italiana e ensinar suas receitas preferidas.


Além disso, os principais restaurantes da cidade criaram pratos especiais para ser servidos exclusivamente durante a Settimana, na tentativa de destacar a gastronomia regional do país europeu.


Entre os estabelecimentos participantes estão: Alloro al Miramar, Anna Ristorante, Artigiano, Bota, Casa do Sardo, Coltivi, Da Carmine, D'Amici, Gabbiano, Gioia, Grado, Il Leone, Ino., La Trattoria, Margutta, Nido, Posi? Mozza e Mare, Sult (com o chef convidado Luciano Boseggia), Vero Gelato Pizza e Cafe?.


O evento gastronômico também contará com chefs italianos e brasileiros, que vão criar receitas inéditas com ingredientes típicos de ambos países e apresentá-las em lives direto da cozinha do Instituto Italiano de Cultura.


Um e-book do livro digital "Cucina Nostra", feito em conjunto com a Academia Italiana de Cozinha e que oferece receitas que representam cada uma das 20 regiões da Itália, poderá ser acessado gratuitamente pelo seguinte link: http://bit.do/vsettimana-ebook.


Ação Social - Uma iniciativa social será realizada em parceria com o Refettorio Gastromotiva, espaço na Lapa que já transformou mais de 200 toneladas de alimentos em refeições gratuitas.


A ação prevê a doação para 200 pessoas de um menu completo assinado pelos chefs Michele Petenzi, Silvio Podda e Bruno Marasco e produzido junto aos cozinheiros do Refettorio Rodrigo Sardinha e Suelen Parigi. A medida ocorre através da ONG ítalo-brasileira Il Sorriso Dei Miei Bimbi em parceria com a Associação Amigos da Vida, ambas localizadas na Rocinha. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias