Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Menina de 11 anos resgata tubarão encalhado em praia na Tasmânia; veja

Billie Rea, de 11 anos, resgatou um tubarão encalhado em uma praia da Tasmânia  - Reprodução/ABC News
Billie Rea, de 11 anos, resgatou um tubarão encalhado em uma praia da Tasmânia Imagem: Reprodução/ABC News
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/11/2020 10h44

Uma menina de 11 anos, chamada Billie Rea, resgatou um tubarão draughtboard australiano (Cephaloscyllium laticeps) que encalhou na praia de Kingston Beach, em Hobart, capital da Tasmânia, na quarta-feira (18). O animal ficou preso entre rochas durante uma maré baixa e ela se arriscou em salvá-lo.

O momento do resgate foi compartilhado em vídeo que mostra a criança corajosa pegando o bicho com as mãos. Em entrevista à ABC News, a mãe da menina, Abby Gilbert, relatou que foi a própria garota quem avistou o peixe cartilaginoso e resolveu salvá-lo por conta própria.

"Eu não teria visto [o tubarão] de jeito nenhum. Ela tinha uma sensação inata de que estava ali", disse Gilbert. "E apenas, sem me deixar saber o que estava acontecendo ou duvidar de si mesma, ela simplesmente desceu [para pegar o bicho]... [o animal] estava entre duas rochas bem no raso."

A menina colocou o tubarão de volta às águas, enquanto a mãe dela olhava admirada. "Nós o vimos nadar e ficamos com ele até que o perdemos de vista. Foi um momento lindo", recordou a responsável pela menina.

Na Tasmânia, tubarões draughtboard são uma espécie "relativamente abundante, bastante curiosa e totalmente inofensiva", segundo comentou à ABC News o especialista Neville Barrett, do Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos.

Um perigo para esses tubarões, ainda de acordo com Barrett, são as marés baixas que ocorrem na primavera local. Nessa época, esses seres marinhos podem ficar encurralados em piscinas de rocha, que se formam conforme as águas descem de nível.

Notícias