Topo
Notícias

Aras defende que estados definam vacinação obrigatória se governo não agir

Procurador-geral da República, Augusto Aras - ADRIANO MACHADO
Procurador-geral da República, Augusto Aras Imagem: ADRIANO MACHADO
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/11/2020 20h31

O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, defendeu em parecer enviado hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF) a soberania dos estados na decisão da obrigatoriedade da vacina contra covid-19 em caso de "inação do órgão federal".

No parecer, Aras diz que a obrigatoriedade "é válida" caso sejam obedecidos critérios técnicos e científicos e que seja garantida a segurança da vacinação.

Caso o Ministério da Saúde determine a não obrigatoriedade da vacina, Aras defende que os estados possam torná-la obrigatória, desde que demonstrem "que os fundamentos adotados pelo órgão federal não atendem à realidade" do local.

"É válida a imposição à população de vacinação obrigatória em determinados contextos, previamente delineados pela legislação, nas situações a serem concretamente definidas por ato das autoridades competentes", afirma o Procurador-Geral da República, no parecer.

O PGR defende que uma possível obrigatoriedade da vacina não significa que os cidadãos sejam imunizados à força. No entanto, afirma que a obrigatoriedade é prevista em Constituição em casos que uma abstenção geral possa gerar riscos à população.

"Sob a ótica dos direitos à vida e à saúde, parece não haver controvérsia relevante sobre a validade da possibilidade de instituição de vacinas de caráter obrigatório, como medida a garantir a adequada e suficiente proteção da saúde pública pelo Poder Público", diz o parecer.

Aras também argumenta que os estados podem ter a liberdade de determinar a imunização da população levando em conta a realidade local do estado e considerando possíveis situações de emergência sanitária.

Notícias