Topo
Notícias

Ernesto Araújo almoça com embaixador da Itália em Brasília

23/11/2020 15h59

SÃO PAULO, 23 NOV (ANSA) - O embaixador italiano em Brasília, Francesco Azzarello, ofereceu nesta segunda-feira (23) um almoço de trabalho por ocasião da transferência de comando na Presidência do G20 entre a Arábia Saudita e a Itália.   

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, participou como convidado de honra. Segundo Azzarello, Roma pretende articular sua atuação com base nas prioridades definidas pelos "três Ps" (pessoas, planeta e prosperidade), adotando uma abordagem que permita promover um maior equilíbrio entre o ser humano e a natureza.   

Com isso, a Itália quer apoiar a recuperação econômica, o empoderamento feminino, o combate à pobreza e à desigualdade, a transição energética e a digitalização, bem como o fortalecimento do sistema comercial global de acordo com os princípios de transparência, não discriminação e inclusão.   

Azzarello lembrou também que em 2021 a Itália assumirá a copresidência da COP26, juntamente com o Reino Unido. Na recém-encerrada cúpula do G20, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, afirmou que o país está ciente do alcance de sua responsabilidade e almeja que sua Presidência no grupo seja inclusiva, eficaz e ambiciosa.   

Entre os eventos que a Itália sediará em 2021 estão a conferência "Youth4Climate2021", preparativo para a COP26 voltado aos jovens e que acontecerá em Milão, no fim de setembro; no âmbito do G20, um evento ministerial de alto nível sobre meio ambiente e mudanças climáticas, com foco no continente africano, a ser realizado em Roma; e o "Global Health Summit", em colaboração com a Comissão Europeia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias