Topo
Notícias

Dólar fecha em alta de 0,88%, a R$ 5,433; Bolsa sobe 1,26%

Marcos Brindicci
Imagem: Marcos Brindicci
do UOL

Do UOL, em São Paulo

23/11/2020 17h14Atualizada em 23/11/2020 18h28

O dólar comercial fechou hoje (23) em alta de 0,88%, cotado a R$ 5,433 na venda, após uma semana de queda.

Na semana passada, a moeda norte-americana fechou a semana com queda acumulada de -6,14%.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

Já o Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores brasileira, também fechou em alta. O índice registrou uma valorização de 1,26%, aos 107.378,92 pontos.

Na semana passada, o Ibovespa acumulou uma valorização também de 1,26%. O mercado vem subindo graças ao otimismo de investidores acerca da chegada da vacina contra o coronavírus.

"Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom mais positivo, na esteira da possibilidade de que uma vacinação em massa para combater a pandemia possa ter início já em dezembro", observou Dan Kawa, da TAG Investimentos, à Reuters.

Já sobre o dólar, pesam as incertezas sobre a situação fiscal brasileira, combinadas com um ambiente de juros baixos. Elas têm sido apontadas como forte fator de impulso para o dólar ante o real, com a moeda norte-americana acumulando salto de cerca de 35% até agora em 2020.

Além disso, segundo analistas ouvidos pela agência Reuters, a preocupação sobre déficit fiscal também afeta a cotação da moeda norte-americana por aqui.

"O mercado está bastante desconfortável com o andamento das discussões sobre o fiscal, muito por conta das incertezas do próprio governo, que não define medidas concretas que devem ser tomadas", disse à Reuters Thomás Gibertoni, especialista da Portofino Multi Family Office.

(Com Reuters)

Notícias