Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Gato é resgatado sob escombros horas após grave terremoto na Turquia

do UOL

Do UOL, em São Paulo*

31/10/2020 10h39

Um gato foi resgatado com vida horas após o grave terremoto que atingiu a Turquia e a Grécia. Enquanto ainda era noite na cidade turca de Izmir, atingida por um tremor de 6.6 graus na escala Richter às 14h51 locais (8h51 de Brasília) de ontem, o animal foi encontrado pelas equipes de resgates sob os escombros de um dos 17 prédios que desabaram na cidade.

Um agente da AFAD, a Autoridade de Combate a Desastres e Emergências turca, conseguiu alcançar o gato embaixo dos escombros e fez o resgate do animal, que não apresentava ferimentos.

No último balanço da AFAD, 28 pessoas haviam morrido em Izmir por consequência do terremoto, que teve o seu epicentro no Mar Egeu, a uma profundidade de 16,54 km e a uma distância de 17,26 km da costa turca. Os feridos já somavam 885.

O tremor também causou estragos na ilha de Samos, na Grécia, onde a TV estatal grega ERT confirmou a morte de dois adolescentes, de 15 e 17 anos. Eles morreram enquanto atravessavam a rua e um muro desabou em cima dos dois.

Mapa terremoto -  -

As equipes de resgate turcas ainda lutam hoje para encontrar sobreviventes entre os escombros dos edifícios que desabaram. Em Bayrakli, distrito de Izmir, socorristas tentaram durante toda a noite abrir passagem em uma pilha gigantesca de concreto e aço que formava os escombros de um edifício residencial de sete andares.

O abalo sísmico de ontem foi tão forte que também foi sentido em Istambul, maior cidade da Turquia, e na capital grega Atenas. Além disso, provocou um minitsunami que inundou as ruas de Seferihisar, cidade turca próxima do epicentro, e afetou as costas de Samos.

*Com informações da AFP

Notícias