Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Votos antecipados nos EUA passam de 85 mi; Texas e Havaí superam comparecimento de 2016

Pessoas acompanham a debate entre Trump e Biden na Califórnia - Mario Tama/ Getty Images/ AFP
Pessoas acompanham a debate entre Trump e Biden na Califórnia Imagem: Mario Tama/ Getty Images/ AFP

Julia Harte e Steve Holland

Da Reuters, em Washington (EUA)

30/10/2020 16h45

Faltando só quatro dias de campanha presidencial nos Estados Unidos, mais de 85 milhões de norte-americanos já depositaram seus votos, sendo nove milhões no Texas, onde o gabinete do secretário de Estado disse hoje que a votação antecipada eclipsou o comparecimento total de 2016.

A votação antecipada está quebrando recordes no país, e nacionalmente o comparecimento já ultrapassou 60% do total de 2016, de acordo com o Projeto Eleições da Universidade da Flórida. Mas o Texas é só o segundo estado, depois do Havaí, a superar a participação total de 2016 antes do dia da eleição.

A sexta-feira é o último dia de votação antecipada em vários Estados, incluindo a Geórgia e o Arizona.

O Texas não vota em um democrata para presidente desde 1976, mas pesquisas de opinião levam a crer que o democrata Joe Biden está liderando entre os eleitores que ajudaram a estabelecer os níveis inéditos de votação antecipada. Sondagens também indicam que Biden está efetivamente empatado com o presidente republicano Donald Trump ali.

Trump adotou um tom otimista na Casa Branca nesta sexta-feira, onde se dirigiu aos repórteres antes de partir para uma viagem de campanha. "Texas? Estamos indo muito bem", disse.

A equipe de Trump citou sua própria análise interna, segundo a qual o presidente tem centenas de milhares de cédulas de dianteira entre os votos antecipados.

A vice de chapa de Biden, Kamala Harris, tem uma visita programada para o Texas na terça-feira, o dia da eleição.

Notícias