Topo
Notícias

Região italiana adota toque de recolher em noite de Halloween

30/10/2020 13h27

PERUGIA, 30 OUT (ANSA) - O governo da Úmbria, região que fica na área central da Itália, determinou um toque de recolher no fim de semana do Halloween para evitar aglomerações e, por consequência, a disseminação do coronavírus Sars-CoV-2.   

Com isso, entre às 22h e 5h de 31 de outubro e 1º de novembro e no mesmo horário entre os dias 1º e 2, só poderão sair de casa aqueles que tenham "comprovadas exigências de urgência, de trabalho e de saúde".   

"Também está proibido para todo o dia do sábado, 31 de outubro, a realização de costumes ligados ao Halloween, como a criação de grupos de passeio e de caminhadas porta a porta", informou ainda a região. Além disso, o governo anunciou outras medidas mais longas, como a proibição, até o dia 14 de novembro, de competições de esporte amador que tenha contato ou seja realizado em equipe e a redução "em breve" da ocupação do transporte público em 50% da capacidade.   

Até o momento, a região contabiliza 6.166 casos da Covid-19, sendo 729 nas últimas 24 horas, e 121 óbitos relacionados à doença.   

A Úmbria é mais uma região do país a adotar medidas restritivas para evitar aglomerações durante as celebrações do Halloween. A Ligúria também adotou o toque de recolher, entre 21 e 6h entre esta sexta-feira (30) e o próximo dia 2 de novembro, assim como a Campânia, onde a medida vale durante todo o fim de semana.   

- Vale de Aosta: A região com maior quantidade de casos, mortes e internações de maneira proporcional na Itália, o Vale de Aosta, anunciou que adotará o toque de recolher para tentar controlar o avanço de casos da Covid-19.   

O governador, Erik Lavevaz, afirmou que a decisão foi tomada conjuntamente entre o governo e a Unidade de Crise para a Emergência Covid. "Precisamos evitar que os hospitais entrem em crise. Nos últimos 10 dias, os números aumentaram velozmente", destacou Lavevaz em coletiva de imprensa, precisando ainda que o decreto será assinado ainda nesta sexta.   

A medida valerá das 21h às 5h para toda a região, mas ainda não foi confirmado até quando ela estará em vigor.   

Segundo dados do Ministério da Saúde da Itália, o Vale de Aosta teve 155 novas contaminações nas últimas 24 horas, elevando o total de contaminados desde fevereiro para 3.136 casos. A região também contabiliza 166 mortes desde o início da crise sanitária.   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias