Topo
Notícias

Rússia solicita que OMS aprove uso emergencial de vacina contra covid-19

27/10/2020 18h33

Moscou, 27 out (EFE).- A Rússia enviou à Organização Mundial da Saúde (OMS) um pedido de registro acelerado ("Uso Emergencial", EUL) e pré-qualificação da vacina Sputnik V, de acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto (FIDR).

"Enviamos à OMS um pedido de registro rápido e pré-qualificação da vacina, o que permitirá que o Sputnik V seja incluído na lista de medicamentos que atendem aos principais padrões de qualidade, segurança e eficácia", disse Kirill Dmitriev, diretor do FIDR, em comunicado.

De acordo com o FIDR, o registro acelerado sob o procedimento EUL "tornará a vacina russa disponível para todos em um período de tempo mais curto em comparação com os procedimentos convencionais e apoiará os esforços globais para prevenir a infecção pelo coronavírus".

A Rússia tornou-se assim, observa o fundo, um dos primeiros países do mundo a solicitar à OMS esse status para sua vacina.

O Programa de Pré-qualificação, organizado pela ONU e coordenado pela OMS, é, de fato, o único programa global de garantia de qualidade dos medicamentos.

Se for pré-qualificada, a Sputnik V poderia ser incluída na lista de medicamentos que organizações e países usam para gerir sua aquisição em grande escala.

Dmitriev lembrou que a Rússia foi o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra a covid-19 e ressaltou que esta "foi criada com base em uma plataforma segura, eficaz e bem estudada de vetores adenovirais humanos".

A Sputnik V foi registrada em 11 de agosto e encontra-se atualmente na fase III dos testes, embora tenha sido recebida com desconfiança pela comunidade científica internacional devido à rapidez dos testes e às poucas informações sobre o medicamento.

Notícias