Topo
Notícias

Jovem ativista é detido perto do consulado dos EUA em Hong Kong

27/10/2020 09h25

Hong Kong, 27 Out 2020 (AFP) - Um jovem ativista de Hong Kong, um dos primeiros detidos em virtude da nova Lei de Segurança Nacional, foi preso novamente nesta terça-feira (27) perto do consulado dos Estados Unidos, informaram a mídia e ativistas do território semiautônomo.

Tony Chung, de 19 anos, foi levado por homens quando estava em um café em frente ao consulado dos Estados Unidos, informou o jornal South China Morning Post, citando um de seus jornalistas que presenciou os acontecimentos.

The Post, assim como os veículos HK01 e iCable News, citaram fontes próximas à investigação que afirmam que Chung foi detido pela unidade de polícia encarregada de aplicar a Lei de Segurança Nacional em Hong Kong.

Um grupo a favor da independência, "Student Localism", do qual ele era membro antes da entrada em vigor dessa legislação em junho, informou hoje no Facebook que o jovem havia "desaparecido", destacando que outros dois ex-membros foram detidos nesta terça-feira pela Polícia.

A Polícia confirmou posteriormente as três detenções, alegando que estavam relacionadas com uma investigação em andamento sobre o grupo por "incitação à secessão", um dos novos crimes contra a segurança nacional.

Outro grupo, até então desconhecido, chamado "Amigos de Hong Kong", alertou a imprensa sobre essa prisão em um comunicado, afirmando que seus membros tentaram obter uma solicitação de asilo para Chung através do consulado dos EUA.

A AFP não conseguiu verificar se o grupo ajudou o jovem a solicitar asilo.

Segundo o comunicado, membros do grupo viram quatro homens entrarem na cafeteria na manhã de terça e prender Chung.

As ligações em seu celular não foram atendidas.

su-jta/je/juf/ode/mab/zm/aa

FACEBOOK

Notícias