Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Aranha com asas? Inseto enorme viraliza e causa sustos na web

Usuários do Facebook colocaram o inseto no hall de aparições estranhas em 2020 - Reprodução/Facebook
Usuários do Facebook colocaram o inseto no hall de aparições estranhas em 2020 Imagem: Reprodução/Facebook
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/10/2020 10h05

A imagem de um inseto parecido com uma enorme aranha com asas assustou as pessoas nas redes sociais. Além das enormes asas, o animal ostenta duas longas antenas, enquanto escala uma parede de tijolos.

Um post no Facebook feita na semana passada obteve mais de 58 mil compartilhamentos e 22 mil comentários, feitos por usuários boquiabertos com o animal exibido, de acordo com o The Sun.

Mas que espécie é essa que parece tão assustadora e, segundo um usuário, entrou para o hall de aparições estranhas de 2020?

"Antheraea polyphemus, basicamente uma tarântula com asas", diz a publicação. Mas na verdade, a Antheraea polyphemus, que é o animal da foto e não tem nome popular no Brasil, é uma mariposa gigante e não uma espécie de aranha. Logo, as asas não são a grande novidade cientificamente falando, mas sim o tamanho do animal que assustou a internet.

De cor castanha-amarela e com envergadura média de 15 centimetros, a Antheraea polyphemus vive na América do Norte, principalmente encontradas no centro do Canadá e no norte dos Estados Unidos. Uma característica marcante da espécie são as grandes manchas roxas em cada uma de suas asas traseiras, uma das quais é visível na imagem.

As mariposas são inofensivas aos humanos, logo não há motivos para temê-las além da aparência. Os habitantes da região em que o inseto vive dão a ele o nome popular de Polifemo, um ciclope da mitologia grega. Não se sabe o lugar exato da América do Norte em que a foto foi tirada.

Esta é a Antheraea polyphemus quando em fase larval:

Já aqui podemos vê-la em fase adulta, batendo as asas:

Notícias