Topo
Notícias

Agências do INSS abrirão amanhã para atendimento ao público

Agências do INSS ficarão fechadas por conta do ponto facultativo estabelecido pelo Dia do Servidor Público - Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Agências do INSS ficarão fechadas por conta do ponto facultativo estabelecido pelo Dia do Servidor Público Imagem: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

27/10/2020 14h48Atualizada em 28/10/2020 08h33

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão abrir normalmente nesta quarta (28), informou o Governo Federal. Apesar do feriado de Dia do Servidor Público, as unidades vão funcionar com atendimento presencial.

Inicialmente, o INSS informou que as agências ficariam fechadas. No entanto, a ordem mudou após o Palácio do Planalto anunciar, no fim do dia, que o feriado seria transferido para sexta-feira. Desta forma, há atendimento ao público nesta quarta, mas não haverá no dia 30.

O ponto facultativo no Dia do Servidor Público estreia neste ano, já que a portaria do Ministério da Economia que definiu a medida é de dezembro do ano passado.

Sem o atendimento presencial na sexta, o INSS orienta o público a buscar os canais virtuais do Instituto.

"Vale destacar que os cidadãos podem buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços sempre pelo Meu INSS, também disponível como aplicativo para celular, ou, ainda, por meio do telefone 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h", diz em nota o INSS.

As agências do órgão, que é responsável pela administração da previdência pública, protagonizaram cenas de filas e reclamações no final de setembro e no início de outubro, quando o serviço de perícias começou a ser normalizado.

Durante semanas, os peritos do INSS se recusaram a voltar ao trabalho após a suspensão das atividades das agências pela pandemia de covid-19. Os profissionais alegavam que várias unidades da Previdência Social não respeitavam os protocolos de prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

Notícias