Topo
Notícias

Japão e EUA iniciam grande exercício militar em meio a temor crescente com China

26/10/2020 11h41

A BORDO DO JS KAGA (Reuters) - O Japão e os Estados Unidos iniciaram hoje exercícios aéreos, marítimos e terrestres em torno do Japão, uma demonstração de força diante da atividade militar crescente da China na região.

O exercício Espada Afiada é a primeira grande mobilização desde que Yoshihide Suga se tornou o primeiro-ministro japonês no mês passado com a promessa de manter o reforço militar visando se contrapor a Pequim, que reivindica ilhas do Mar do Leste da China controladas pelo Japão.

A Espada Afiada, que é realizada a cada dois anos, envolve dúzias de navios de guerra, centenas de aeronaves e 46 mil soldados, marinheiros e fuzileiros navais do Japão e dos EUA. Com duração até 5 de novembro, a manobra incluirá treinamento de guerra cibernética e eletrônica pela primeira vez.

"A situação de segurança ao redor do Japão se torna cada vez mais severa. Isto nos dá a oportunidade de demonstrar a força da aliança Japão-EUA", disse o general Koji Yamazaki, o principal comandante militar japonês, a bordo do porta-helicópteros Kaga em águas ao sul do Japão.

O maior navio de guerra japonês estava acompanhado do porta-aviões norte-americano USS Ronald Reagan e dos contratorpedeiros que o escoltam. Com 248 metros de comprimento, o Kaga, que voltava de patrulhas no Mar do Sul da China e no Oceano Índico, será adaptado já no início do ano que vem para acomodar caças antirradar F-35.

O Japão ficou particularmente preocupado com um aumento de atividade naval chinesa ao redor das ilhas disputadas no Mar do Leste da China, que Tóquio chama de Senkaku e Pequim de Diaoyu.

Notícias