Topo
Notícias

Erdogan pede que turcos boicotem produtos franceses contra agenda "anti-Islã"

26/10/2020 12h46

Por Tuvan Gumrukcu e Ece Toksabay

ANCARA (Reuters) - O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, pediu nesta segunda-feira que seus compatriotas boicotem produtos franceses, e exortou líderes da União Europeia a deterem a agenda "anti-Islã" do líder da França, Emmanuel Macron.

Pelo terceiro dia consecutivo, Erdogan disse que o presidente francês precisa de um exame de saúde mental, repetindo uma repreensão que levou a França a retirar seu embaixador de Ancara no final de semana.

"Assim como eles dizem 'Não comprem produtos de marcas turcas' na França, estou pedindo a todos meus cidadãos daqui a nunca ajudarem marcas francesas ou as comprarem", disse Erdogan.

A França é a décima maior fonte de importações da Turquia e o segundo maior mercado de suas exportações, de acordo com o instituto de estatísticas da Turquia. Entre as grandes importações francesas, os carros do país estão entre os mais vendidos em solo turco.

As ações da unidade turca da empresa franco-norte-americana de equipamentos de telecomunicação Alcatel Lucent recuaram 10% na bolsa de valores de Istambul após os comentários de Erdogan.

"Líderes europeus com visão de futuro e moral devem derrubar os muros do medo", disse Erdogan em um discurso no início de uma semana de atividades na Turquia para comemorar o aniversário do Profeta Maomé.

"Eles devem por fim à agenda anti-Islã e à campanha de ódio que Macron está liderando."

Macron prometeu combater o "separatismo islâmico", que diz estar ameaçando dominar algumas comunidades muçulmanas francesas.

Notícias