Topo
Notícias

Em crise provocada por pandemia, Lufthansa ameaça demitir 30 mil funcionários

A Lufthansa teve sua privatização concluída no ano de 1997 - Lufthansa/Oliver Roesler
A Lufthansa teve sua privatização concluída no ano de 1997 Imagem: Lufthansa/Oliver Roesler

26/10/2020 12h31

A maior companhia de aviação comercial da Europa pode demitir milhares de funcionários devido à queda do tráfego aéreo provocada pela pandemia de covid-19. Segundo o presidente da Lufthansa, Carsten Spohr, a intenção com os cortes é poder é preservar até 130 mil vagas.

O grupo já havia anunciado em setembro que poderia acabar com mais vagas além das mais de 22 mil previstas no primeiro semestre. Hoje, o presidente da companhia declarou que, depois de um verão que "trouxe esperanças", a atividade atualmente sofre um impacto semelhante ao do período do confinamento.

A tímida retomada do tráfego aéreo entre junho e agosto despencou novamente com o aumento do número de contaminações e as restrições na Europa. "O inverno deste ano será um imenso desafio para a empresa", declarou Spohr, que também controla as companhias Austrian Airlines, Swiss e Brussels Airlines.

125 aviões estacionados

A Lufthansa perde atualmente US$ 1 milhão a cada duas horas — o dobro em relação ao início da pandemia. Por isso, o grupo deve intensificar seus esforços para continuar a reduzir seus custos, disse o executivo. Para o inverno europeu, que acaba em fevereiro, a companhia espera ter um volume de apenas um quinto de atividade, se comparado ao ano passado.

A empresa também anunciou que vai deixar estacionados 125 aviões de sua frota de 763 aeronaves, e manterá apenas um quarto de seus voos. "Temos que partir do princípio de que as consequências da pandemia ainda terão impacto nos próximos anos", diz Spohr.

A Lufthansa estima que suas perdas no terceiro trimestre cheguem a 1,26 bilhão de euros. Em junho, a empresa se beneficiou de plano de ajuda de 9 bilhões de euros do governo alemão, que agora detém 25% das ações do grupo.

Notícias