Topo
Notícias

Lançada em 2016, sonda da Nasa aterrissa no asteroide Bennu

21/10/2020 08h41

WASHINGTON, 21 OUT (ANSA) - Quatro anos após seu lançamento, a sonda Osiris-Rex conseguiu pousar no asteroide Bennu no fim da noite desta terça-feira (20) e fez a tentativa de recolher amostras do pó da superfície do astro, informou a Nasa.   

Se tudo der certo, as 60 gramas de poeira devem voltar para a Terra até 2023. Caso os cientistas detectem que a sonda não conseguiu fazer a coleta corretamente, através da análise de dados iniciada já nesta terça, uma nova tentativa será realizada em janeiro de 2021.   

"Tudo ocorreu com perfeição. Nós escrevemos uma página da história nesta noite", disse o chefe da missão, Dante Lauretta.   

Isso porque foi a primeira vez que uma ação do tipo foi executada com tanta precisão a cerca de 330 milhões de quilômetros da Terra e em um asteroide em movimento.   

O equipamento tentou capturar o material lançando uma garrafa de nitrogênio pressurizado em uma operação que durou cerca de quatro horas e meia - mas o disparo em si durou apenas 16 segundos. Após a coleta, a sonda saiu da superfície e foi para uma distância segura ainda orbitando o astro.   

A Osiris-Rex foi lançada em 2016 para uma missão de sete anos e, em 2018, ela entrou na órbita do Bennu. A escolha pelo asteroide foi pensada na defesa da Terra, pois asteroides desse tipo são considerados Objetos Próximos da Terra ("Near-Earth Object", Neo, na sigla em inglês) e podem causar danos graves no planeta em caso de colisão. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias