Topo
Notícias

Lenta contagem oficial confirma até agora vitória de Arce na Bolívia

20/10/2020 21h59

La Paz, 21 Out 2020 (AFP) - A lenta contagem oficial de votos na Bolívia confirmava nesta terça-feira (20) a vitória esmagadora no primeiro turno do esquerdista Luis Arce, o afilhado político de Evo Morales, projetada por dois pesquisadores após as eleições de domingo.

Com quase 82% das atas de seções apuradas às 00h30 GMT (21h30 de Brasília), Arce tinha 53,58% dos votos, seguido do ex-presidente de centro Carlos Mesa, com 29,59%, segundo a contagem oficial. O direitista Luis Fernando Camacho aparece em terceiro lugar, com 14,73% dos votos.

A Constituição boliviana declara vencedor no primeiro turno o candidato que obtiver maioria absoluta ou 40% dos votos com 10 pontos de vantagem sobre o segundo lugar. Caso contrário, deve haver um segundo turno.

Arce, um economista de 57 anos, está vencendo em seis dos nove departamentos (estados) do país, em três deles com mais de 60% dos votos: Cochabamba, reduto do Movimento ao Socialismo (MAS), La Paz e Oruro, onde Morales nasceu.

Enquanto isso, Mesa tinha a maioria em Beni e Tarija, e Camacho em Santa Cruz, um bastião da extrema direita e o departamento mais rico da Bolívia.

Na noite de domingo, a emissora Unitel previa que Arce venceria a presidência no primeiro turno com 52,4% dos votos, seguido por Mesa, com 31,5%.

Enquanto isso, a Fundação Jubileu deu ao esquerdista 53% dos votos e ao centrista 30,8%.

As duas pesquisas privadas puseram fim à incerteza que prevalecia no país sete horas após o fim da votação, sem que as autoridades eleitorais divulgassem resultados preliminares.

A vitória de Arce marca o retorno ao poder do Movimento pelo Socialismo de Morales (2006-2019), um ano após sua renúncia em meio a convulsões sociais e acusações de fraude eleitoral.

fj-val/gm/cc/mvv

Notícias