Topo
Notícias

Órgão eleitoral da Bolívia retoma contagem de votos, e Mesa lidera

19/10/2020 16h56

La Paz, 19 out (EFE).- O órgão eleitoral da Bolívia retomou nesta segunda-feira a apuração dos votos das eleições gerais, com Carlos Mesa na liderança, enquanto as pesquisas de boca de urna apontam a vitória de Luis Arce, apoiado pelo ex-presidente Evo Morales.

A contagem divulgada às 10h45 (horário local; 11h45 de Brasília) mostra que, com quase 18% dos votos contabilizados, Mesa, da aliança Comunidade Cidadã, tinha 43,2% da preferência, contra 35,9% de Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS).

Esse resultado parcial indica a realização de um segundo turno, já que nenhum deles conseguiria 50% mais um dos votos, ou a 40% com uma vantagem de dez pontos percentuais sobre o segundo colocado.

Luis Fernando Camacho, do Cremos. aparece em terceiro, com 18,7%, seguido por Chi Hyun Chung, da Frente pela Vitória (1,5%) e Feliciano Mamani, do Pan-Bol (0,4%).

Estes dados diferem das pesquisas de boca de urna divulgadas ontem à noite, que mostram como vencedor o candidato do MAS, de Evo Morales, que por sua vez já comemorou o resultado na Argentina, onde está exilado.

Até mesmo a presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, parabenizou o MAS e Arce, embora os resultados oficiais sejam lentos para um censo de 7,3 milhões de eleitores e não se saiba quando serão concluídos. EFE

lar/id

Notícias