Topo
Notícias

Milionário cria campeonato de carros voadores inspirado em Star Wars

Airspeeder - Divulgação
Airspeeder Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

29/09/2020 14h27

Fã de ficção científica e inspirado por Elon Musk, o empresário multimilionário australiano Matt Pearson - dono da start-up de software Honcho - projetou um carro voador elétrico, chamado de Airspeeder, e agora pretende colocá-lo para correr em um novo campeonato - uma espécie de Fórmula 1 dos céus inspirada no filme Star Wars.

O Airspeeder apresenta rotores em cada um dos quatro cantos, e tem a capacidade de decolar e pousar verticalmente, assim como um helicóptero. Ele tem o tamanho e até a forma de um bobsled, com suas baterias durando cerca de dez minutos. Assim, os pilotos precisarão trocar de veículos em paradas regulamentares durante as corridas. Os Airspeeders podem chegar a até 130 km/h.

De acordo com a empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto, a Alauda Aeronautics, a competição apresenta risco baixo, já que uma tecnologia anticolisão semelhante às dos carros semiautônomos atuais foi desenvolvida.

A empresa de tecnologia Acronis, que já apoia a Fórmula 1 e a Fórmula E, também está no projeto. Será ela que irá desenvolver um sistema que mede distâncias usando luzes laser, criando assim um "campo de força" virtual em torno dos Airspeeders para que um não bata no outro.

O evento está marcado para ter início em 2021, com duas etapas já definidas. Uma na cidade de Coober Pedy na Austrália, e outra em Mojave, na Califórnia (EUA).

O campeonato ainda procura pilotos, que podem se candidatar a vagas pelo site airspeeder.com.

Notícias