Topo
Notícias

Pagou uma dívida? Saiba quanto tempo leva para o nome ficar limpo

do UOL

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

28/09/2020 04h00

O consumidor que deixa de pagar uma conta pode acabar entrando para listas de devedores de órgãos de proteção ao crédito. Mas se pagar essa dívida, em quanto tempo o nome fica limpo?

Para o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, quando o consumidor quita integralmente sua dívida, o nome deve sair das listas de devedores em até cinco dias úteis.

A ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito) diz que "até cinco dias úteis é o prazo em que as empresas credoras usualmente solicitam a retirada do nome do consumidor do banco de dados de proteção ao crédito" após o pagamento da dívida.

Ainda de acordo com a associação, "esse período pode variar um pouco devido ao prazo de compensação bancária". Isso vai depender de como o pagamento foi feito. Se foi por boleto, por exemplo, depende de confirmação.

Se renegociar dívida, nome fica limpo?

Segundo Capez, quem faz uma renegociação e decide quitar a dívida em parcelas também deve ter o nome limpo. "Quando é efetuado o pagamento da primeira parcela da renegociação, o nome tem que ser retirado da lista de devedores em cinco dias úteis."

A ANBC afirma, porém, que se o consumidor atrasar as parcelas da renegociação, "novos apontamentos de inadimplência poderão ser feitos em seu cadastro."

O que fazer se o nome continuar sujo?

Segundo a ANBC, o consumidor deve entrar em contato com a empresa na qual tinha a dívida e pedir para a situação ser normalizada.

Outra opção, segundo Capez, é registrar uma reclamação no Procon. "Se a empresa não comunicou o órgão de serviço de proteção ao crédito, a empresa paga multa. Se foi o órgão que não retirou o nome, ele quem pagará."

O consumidor deve lembrar também que se tiver mais de uma dívida e quitar apenas uma delas, o nome pode continuar na lista de devedores.

Notícias