Topo
Notícias

Agência europeia espera fim de suspensão de voos do Boeing 737 MAX em novembro

Teste do Boeing 737 MAX em Seattle, nos EUA, em 29 de junho de 2020 - Jason Redmond/AFP
Teste do Boeing 737 MAX em Seattle, nos EUA, em 29 de junho de 2020 Imagem: Jason Redmond/AFP

25/09/2020 09h30

O jato Boeing 737 MAX poderá receber permissão de autoridades para retomada de voos em novembro e voltar ao serviço até o final do ano, afirmou nesta sexta-feira o chefe da agência europeia de segurança de aviação.

"Pela primeira vez em um ano e meio eu posso dizer que há um fim previsto para os trabalhos sobre o MAX", disse Patrick Ky, diretor-executivo da Agência de Segurança de Aviação da União Europeia (Easa).

A agência espera retirar a ordem de suspensão de voos do avião "não muito depois" de decisão semelhante da agência norte-americana de aviação (FAA), provavelmente em novembro. Apesar disso, aprovações nacionais para a retomada de voos de companhias aéreas que operam a aeronave podem levar mais tempo, afirmou.

"Estamos prevendo para novembro", disse ele quanto questionado quando a suspensão técnica dos voos do MAX será retirada. A China deve levar mais tempo para conceder sua própria permissão, acrescentou sem dar mais detalhes.

O principal foco do trabalho das autoridades sobre o MAX tem sido uma evidência obtida em caixa preta que mostra que dados comprometidos de voo de um único sensor de ângulo de voo fez o sistema de software do avião ser ativado fazendo dois jatos do modelo repetidamente apontarem o nariz para baixo e sobrecarregando equipes de pilotos. Centenas de pessoas morreram em duas quedas da aeronave antes que seus voos fossem interrompidos por autoridades do mundo todo.

A Boeing tem afirmado que dados de ambos os sensores de ângulo de ataque do MAX serão usados na versão modificada do avião, em vez de apenas um como anteriormente. Mas e Easa pede que um terceiro sensor seja usado para fornecer dados de forma independente.

Ky disse que a Boeing aceitou a instalação do terceiro sensor computadorizado na próxima versão do avião, o 737 MAX 10, para 230 passageiros. Adequações no restante da frota existente serão feitas em seguida.

Falando sobre o próximo produto da Boeing, Ky disse que a Easa vai avaliar o desenvolvimento do 777X, para 400 passageiros, "muito mais atentamente" e que vai dar especial atenção aos sistemas de controle de voo da nova aeronave.

(Por Laurence Frost e Tim Hepher)

Notícias