Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Secretária demitida por Damares denuncia possível irregularidade em ONG

Damares participa de evento com a ex-secretária Sandra Terena - Reprodução/Instagram
Damares participa de evento com a ex-secretária Sandra Terena Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Do UOL, em São Paulo

24/09/2020 09h44

A ex-secretária de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Sandra Terena enviou um documento para a Assessoria Especial de Controle Interno da pasta informando irregularidades em convênios do ministério com uma ONG de Sergipe enquanto ainda estava na pasta. As informações são do jornal O Globo.

O jornal teve acesso ao ofício enviado por Sandra, no qual ela denuncia uma "situação de ilegalidade de malversação de recurso público" nos trabalhos da AJACDEVI (Associação dos Jovens Aprendizes com Deficiência Visual), uma ONG que atua em Aracaju.

Segundo o documento, a presidente da ONG, Mafra Merys Ribeiro Lima Paz de Carvalho, possui 18 CNPJs diferentes, utilizados para captar recursos com o nome do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

"Somado a isso, a sede da Instituição, conforme apurado pela equipe técnica desta secretaria, é um pequeno imóvel que aparentemente não condiz com o volume de recursos encaminhados", diz o documento.

O ministério afirmou ao Globo que os repasses à associação seriam suspensos. Além do dinheiro enviado pelo Ministério, a associação ainda recebeu R$ 1 milhão de uma emenda parlamentar autorizada pelo ex-deputado Jony Marcos (PRB-SE).

Em resposta ao jornal, Jony afirmou que destinou recursos ao ministério e não para nenhuma associação. O ex-deputado confirmou que esteve duas vezes na secretaria Nacional de Juventude e que lá encontrou com Mafra. "Então, entendo que era servidora pública", disse.

O documento foi enviado por Sandra na última segunda-feira, pouco antes de ela ser destituída do cargo. Sandra Terena, que é casada com o blogueiro Oswaldo Eustáquio, foi citada em um relatório da PF (Polícia Federal) que investiga os atos antidemocráticos.

Notícias