Topo
Notícias

Em comunicado, ministros do Comércio do G20 defendem reforma da OMC e investimento estrangeiro direto

22/09/2020 21h27

BRASÍLIA (Reuters) - Os ministros do Comércio e Investimentos do G20 disseram nesta terça-feira que estão comprometidos com a reforma necessária da Organização Mundial do Comércio (OMC) e destacaram o papel fundamental do investimento estrangeiro direto (IED).

"Continuamos comprometidos em trabalhar ativa e construtivamente com outros membros da OMC para empreender a reforma necessária da OMC. Reconhecemos que essa reforma deve melhorar as funções da OMC e encorajamos uma discussão construtiva de todas as propostas a esse respeito", disseram os ministros em comunicado.

Eles ressaltaram a importância das negociações em curso na OMC e do apoio a um acordo em 2020 sobre disciplinas abrangentes e eficazes sobre subsídios à pesca. Citaram que muitos membros querem fortalecer "as regras internacionais sobre subsídios industriais e saúdam os esforços internacionais em andamento para melhorar as regras de comércio que afetam a agricultura".

"Muitos de nós destacamos os subsídios agrícolas e o acesso ao mercado agrícola. Ressaltamos também que é necessária uma ação urgente quanto ao funcionamento do sistema de solução de controvérsias, a fim de contribuir para a previsibilidade e a segurança do sistema multilateral de comércio."

O comunicado destacou ainda que o investimento estrangeiro direto é "fundamental para o crescimento econômico, a criação de empregos e a acumulação de capital".

"A pandemia do Covid-19 teve um efeito negativo imediato sobre os fluxos de investimento internacional, que se somou à estagnação dos fluxos de investimento global na última década, ampliando significativamente a já grande lacuna de investimentos necessários para cumprir os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)", avaliou o documento.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Notícias