Topo
Notícias

Consumo de energia no Brasil sobe 2,5% na primeira metade de setembro, diz CCEE

22/09/2020 17h06

SÃO PAULO (Reuters) - O consumo de energia no Brasil registrou na primeira quinzena de setembro uma alta de 2,5% em comparação anual, disse nesta terça-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), acrescentando que o dado consolida a tendência de retomada das atividades econômicas do país.

O volume de energia consumido no período, de acordo com dados preliminares apurados pela CCEE, atingiu 63.660 megawatts (MW) médios, ante 62.113 MW médios nos primeiros 15 dias de setembro de 2019.

No mercado regulado, no qual clientes adquirem energia por meio das distribuidoras, o consumo teve leve variação positiva de 0,1% na quinzena e somou 43.343 MW médios.

Já o consumo no mercado livre de energia, em que grandes consumidores como indústrias negociam com geradores e comercializadoras, teve avanço de 7,9%, para 20.318 MW médios.

A CCEE informou que a maior parte dos segmentos da economia aumentou o consumo no período, com destaque para os setores de saneamento (+28,2%), comércio (+20,6%) e bebidas (+14,6%).

"Mesmo com o retorno gradual das atividades, que foram reduzidas devido à pandemia de Covid-19, os segmentos de veículos (-5,0%), serviços (-4,3%) e transporte (-3,5%) ainda registram as maiores quedas no consumo. No entanto, com retrações mais amenas do que nos meses anteriores", acrescentou a CCEE em comunicado.

Na sexta-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) voltou a elevar suas projeções para a demanda por eletricidade em setembro, ao sinalizar aumento de 3,4% na comparação anual na carga de energia, o melhor desempenho desde o início da pandemia de coronavírus.

(Por Gabriel Araujo)

Notícias