Topo
Notícias

Centro Aeroespacial Alemão cria protótipo de transporte elétrico multiuso

do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

21/09/2020 10h23

O Centro Aeroespacial Alemão (DLR) desenvolveu um veículo completamente elétrico para ajudar na mobilidade urbana, podendo ser utilizado como ônibus, veículo de entregas e até como escritório de vendas.

Chamado de U-Shift, o modelo possui rodas, sistema de tração e bateria, com componente superior modular que pode ser trocado dependendo das necessidades de uso. Entretanto o veículo ainda não é autônomo, e sim controlado remotamente. De acordo com informações, sua velocidade máxima não é alta, mas o modelo pode andar por 24 horas sem parar se necessário.

O objetivo principal é testar o sistema que troca as capsulas de carga e passageiros, para que as empresas que farão o veículo no futuro consigam estudar a interface do usuário e a acessibilidade em geral.

Com as informações coletadas nos testes deste veículo, o DLR planeja ajudar a desenvolver um segundo projeto inteiramente automatizado que poderá alcançar até 60 km/h. Marcada para 2024, a próxima versão será mais focada em vendas e oportunidades de negócios.

Notícias