Topo
Notícias

As principais verificações da AFP nesta semana

18/09/2020 11h34

Rio de Janeiro, 18 Set 2020 (AFP) - Veja a seguir a seleção das principais verificações da AFP nesta semana:

1 - FOTOS MOSTRAM INCÊNDIOS EM BIOMAS BRASILEIROS EM 2020

Para chamar atenção para os graves incêndios florestais que têm atingido o Pantanal, a floresta amazônica, a Chapada dos Guimarães e o município de Tangará da Serra em agosto e setembro de 2020, usuários passaram a compartilhar registros de chamas consumindo biomas nas redes sociais. No entanto, nem todas as imagens viralizadas retratam a situação atual.

http://u.afp.com/Incendios2020

2 - ARGENTINA, VENEZUELA E CUBA NÃO PAGAM AUXÍLIO FINANCEIRO A TRABALHADORES DURANTE PANDEMIA

Publicações compartilhadas milhares de vezes em redes sociais desde meados de setembro asseguram que Cuba, Argentina e Venezuela não possuem qualquer subsídio financeiro para ajudar sua população durante a pandemia de covid-19, ao contrário do auxílio emergencial brasileiro. No entanto, todos estes países implementaram alguma garantia: na Argentina e na Venezuela, paga-se um bônus e em Cuba, o governo garante o pagamento de salários.

http://u.afp.com/AuxilioPandemia

3 - TESTES PARA COVID-19 SÃO VENDIDOS DESDE 2018

Publicações viralizadas em redes sociais asseguram que, desde 2018, diversos países adquiriram testes para detectar a covid-19 se baseando em uma tabela de exportações publicada em uma plataforma do Banco Mundial. No entanto, as imagens, compartilhadas milhares de vezes desde o início de setembro, mostram as exportações de dispositivos médicos que foram classificados, apenas em abril de 2020, como "produtos covid-19" devido à sua relevância para lidar com a pandemia.

http://u.afp.com/TestesCovid192018

4 - EXAME VIRTUAL PERMITE DIAGNOSTICAR COVID-19

Um vídeo com um breve exercício respiratório foi compartilhado dezenas de vezes em redes sociais desde o último 3 de setembro com a afirmação de que a covid-19 pode ser diagnosticada contabilizando o tempo pelo qual uma pessoa consegue prender a respiração. No entanto, o hospital a quem é atribuído o teste negou tê-lo produzido e especialistas consultados descartaram a possibilidade de que prender a respiração possa detectar a doença.

http://u.afp.com/RespiracaoCovid19

5 - UM PERFIL É AMIGO DE TODOS OS USUÁRIOS DO FACEBOOK

Publicações compartilhadas dezenas de milhares de vezes em redes sociais desde o final de agosto asseguram que uma conta no Facebook é amiga de todos os usuários da plataforma, já que não é possível lhe enviar uma solicitação de amizade. No entanto, este perfil apenas fez uma alteração na privacidade de sua conta para que só possa ser adicionado por "amigos de amigos".

http://u.afp.com/FacebookAmiga

Notícias