Topo
Notícias

Trump se diz surpreso com candidata democrata a vice e a critica: "horrível"

12/08/2020 03h57

Washington, 11 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente a senadora Kamala Harris, que foi anunciada nesta terça-feira pelo candidato democrata à presidência do país, Joe Biden, para concorrer à vice-presidência em sua chapa nas eleições de 3 de novembro.

"Fiquei um pouco surpreso que ele a tivesse escolhido", disse Trump a jornalistas na Casa Branca durante sua entrevista coletiva diária sobre as medidas do governo contra o novo coronavírus.

"Ela é a pessoa mais má, mais horrível, mais desrespeitosa do Senado", disparou.

Antes, no Twitter, Trump já havia reagido ao anúncio da escolha de Kamala como candidata a vice. Ele postou um vídeo de sua campanha eleitoral a chamando de "falsa" e Biden de "lento", além de afirmar que, juntos, eles são perfeitos, mas "errados para os EUA".

O vídeo de 30 segundos posiciona a senadora como parte da esquerda radical, observando que ela apoiou a proposta de cobertura de saúde para todos feita pelo ex-candidato democrata Bernie Sanders, exigiu novos impostos e até atacou Biden por conotações racistas.

"Os eleitores rejeitaram Harris. Eles detectaram inteligentemente uma falsificação. Mas não Joe Biden. Ele não é tão esperto, ele se autodenomina um candidato de transição", diz o vídeo de Trump, que adverte ainda que o candidato está "entregando as rédeas a Kamala".

Já na entrevista coletiva, Trump declarou que Harris, que foi procuradora geral da Califórnia, foi "extraordinariamente desagradável" para o juiz da Suprema Corte Brett Kavanaugh durante suas audiências de confirmação.

O juiz, indicado pelo presidente para a Suprema Corte, foi acusado em 2018 por uma mulher de estuprá-la, mas ela admitiu mais tarde que havia mentido para impedir sua confirmação.

Durante as deliberações de confirmação, Harris disse que Trump entende a nomeação de juízes da Suprema Corte "como uma ferramenta para cumprir sua agenda".

Trump observou ainda que Harris, que fazia parte de uma grande lista de pré-candidatos democratas, "foi muito mal nas primárias", nas quais concorreu com o próprio Biden.

Notícias