Topo
Notícias

Policial agarra jovem cubano pelo pescoço na Itália

12/08/2020 10h39

VICENZA, 12 AGO (ANSA) - Um imigrante cubano de 21 anos foi preso em Vicenza, no norte da Itália, sob a acusação de "violência e resistência contra oficial público", após ter sido agarrado pelo pescoço por um policial.   

O episódio ocorreu no dia 10 de agosto, e a prisão foi confirmada nesta quarta-feira (12) por um juiz do Tribunal de Vicenza. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o agente abordando o jovem e tentando agarrá-lo.   

O cubano sai andando com o policial no seu encalço, até que o agente o prende pelo pescoço. Algumas pessoas presentes no local intervêm para ajudar o imigrante, e os dois acabam caindo no chão. O advogado de defesa pediu tempo para analisar todos os documentos e filmagens do ocorrido, mas disse que a família do jovem não descarta processar o policial.   

A delegacia de Vicenza abriu uma investigação interna para avaliar a atuação do agente, porém o delegado Antonino Messineo descartou a hipótese de racismo "Nenhum de meus homens tem comportamentos racistas. Tem o uso da força, mas não da violência gratuita", disse.   

Uma patrulha da polícia havia sido chamada para conter uma briga entre dois italianos e, segundo a versão oficial, teria sido alvo de supostas gozações por parte de um grupo de jovens, incluindo o cubano.   

A confusão teria se agravado após o imigrante ter se recusado a se identificar e se afastar do local. A polícia de Vicenza disse que o agente chegou a ser levado a um hospital por causa de "lesões", porém não entrou em detalhes.   

"Nas redes sociais, aparecem apenas 58 segundos de vídeo, mas existem muitas outras filmagens, completas e detalhadas", declarou Messineo. Nenhuma dessas gravações foi divulgada até o momento.   

No Instagram, um amigo do cubano contou que o policial abordara o jovem "sem qualquer motivo" e chamou o episódio de "ato de racismo". "Ele não tinha nada a ver com o episódio ocorrido 10 minutos antes", escreveu. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias