Topo
Notícias

GM oferece Chevrolet Joy em PDV nas fábricas de São Caetano e São José

Fábrica da GM em São Caetano do Sul produz Chevrolet Spin (foto), Joy, Joy Plus, Tracker e Montana; funcionários aprovaram participação em PDV - Divulgação
Fábrica da GM em São Caetano do Sul produz Chevrolet Spin (foto), Joy, Joy Plus, Tracker e Montana; funcionários aprovaram participação em PDV
Imagem: Divulgação
do UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/08/2020 18h32

A General Motors apresentou aos trabalhadores das fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, em São Paulo, proposta de PDV (programa de demissão voluntária), sem informar a meta de desligamentos.

A oferta feita aos funcionários inclui salários adicionais, extensão do convênio médico e uma unidade zero-quilômetro do Chevrolet Joy Black, versão do Onix de primeira geração que tem preço tabelado em R$ 55.990.

Os itens ofertados variam de acordo com o tempo de serviço.

A GM também propõe prorrogação do lay-off (suspensão do contrato de trabalho) até novembro, com pagamento de 100% do salário líquido - sendo R$ 1.813 pagos pelo governo e o restante, coberto pela companhia.

O lay-off poderá ser ampliado por mais cinco meses, dependendo das condições do mercado, com manutenção do salário integral, bancado totalmente pela montadora.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul informa a UOL Carros que recebeu a proposta na última segunda-feira e, por meio de assembleia online, os trabalhadores aprovaram ontem o PDV e a prorrogação do lay-off.

Também foi aprovada a extensão do uso do banco de horas.

De acordo com o sindicato, a unidade de São Caetano tem hoje cerca de 4,5 mil horistas e produz os modelos Chevrolet Joy, Joy Plus, Tracker, Spin e Montana.

Já o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos vai definir amanhã, em reunião da diretoria, quando será realizada a votação dos colaboradores da fábrica do Vale do Paraíba - responsável pela fabricação da S10 e da Trailblazer.

A unidade no interior paulista hoje conta com cerca de 3,8 mil funcionários.

Por meio de nota, a GM informa o seguinte:

Desde o início das medidas de isolamento social decorrente da pandemia de covid19 no Brasil e no mundo e suas implicações econômicas, a GM vem tomando uma série de medidas para, nesta ordem, proteger a saúde e segurança de seus empregados, fornecedores e parceiros, preservar empregos e garantir a sustentabilidade do negócio.

Dentro deste contexto, a empresa vem utilizando mecanismos como redução de custos, postergação de investimentos, banco de horas, férias coletivas, redução de jornada com redução salarial e lay-off.

As especificidades de cada operação da GM no Brasil estão sendo tratadas com os respectivos sindicatos.

Confira os benefícios propostos pela GM no PDV:

  • 1 a 3 anos de fábrica: sem benefícios
  • 4 a 10 anos: 3,5 salários + 12 meses de convênio médico
  • 11 a 13 anos: 4 salários + um carro Onix Joy Black + 18 meses de convênio médico
  • 14 a 16 anos: 4,5 salários + um carro Onix Joy Black + 18 meses de convênio médico
  • 17 a 19 anos: 5 salários + um carro Onix Joy Black + 24 meses de convênio médico
  • 20 a 22 anos: 5,5 salários + um carro Onix Joy Black + 24 meses de convênio médico
  • 23 a 25 anos: 6 salários + um carro Onix Joy Black + 24 meses de convênio médico
  • Acima de 26 anos: 7 salários + um carro Onix Joy Black + 24 meses de convênio médico

Notícias