Topo
Notícias

Em busca do sonho, PSG abre fase final da Champions em Lisboa deserta devido à Covid-19

12/08/2020 07h08

Em uma situação nunca vista antes em 65 edições da Liga dos Campeões da Europa, o Paris Saint-Germain vai em busca do sonho do título inédito da competição. Por causa da pandemia de coronavírus, que fez milhares de vítimas no mundo e parou o futebol durante quatro meses, a Uefa adotou rígidos protocolos e medidas sanitárias que mudaram o ambiente festivo que tradicionalmente envolve este evento esportivo.

Tiago Leme, de Lisboa, especial para a RFI

Sem torcedores nas arquibancadas, com pouca movimentação de turistas em Lisboa e sem nenhum atrativo especial para o público na cidade, a equipe francesa abre a fase final do torneio contra a Atalanta de Bérgamo. O jogo será realizado nesta quarta-feira (12), às 16h pelo horário de Brasília), no estádio da Luz, na capital portuguesa, pelas quartas de final do torneio.

Apesar da importância da competição e de ter os oito melhores clubes da Europa nesta temporada, o clima em Lisboa não lembra nem um pouco o que acontece todos os anos na final da Champions. Desta vez, nada de festa de torcedores e pouquíssimos turistas nas ruas. Por causa do coronavírus, a cidade está deserta e as partidas serão disputadas com portões fechados.

Com isso, resta aos fãs assistirem aos jogos em casa ou em bares e restaurantes, mas mesmo esses estabelecimentos estão com limitação de horário e de venda de bebidas alcoólicas em Lisboa para evitar aglomerações. A situação atual faz vários comerciantes lamentarem a queda do turismo. No entanto, existe a esperança de que esses jogos da Liga dos Campeões ajudem pelo menos um pouco a combater a crise econômica no país.

Medidas sanitárias e de segurança 

Além da proibição de torcedores nas arquibancadas, a Uefa também deixou bastante restrita a presença de jornalistas e outros profissionais a trabalho nos estádios. As poucas pessoas com acesso aos jogos têm que realizar um teste e obter o diagnóstico negativo à Covid-19, usar máscara, gel hidroalcoólico e respeitar o distanciamento social. 

A maioria das entrevistas com jogadores e treinadores será feita de maneira on-line para evitar ao máximo o contato físico. Atletas e funcionários também estão fazendo exames frequentes para minimizar os riscos de contágio.

O protocolo a ser seguido também é rígido no aeroporto de Lisboa, com a medição da temperatura dos passageiros no desembarque, e nos centros de treinamento e hotéis das equipes. O PSG, por exemplo, reservou um hotel de luxo inteiro exclusivamente para a delegação, sem a presença de nenhum outro hóspede durante este período.

Preparação do PSG

O time venceu todos os amistosos preparatórios e ainda foi campeão da Copa da França e da Copa da Liga Francesa no mês de julho. Para o jogo contra a Atalanta de Bérgamo nesta quarta-feira, a grande dúvida do PSG é sobre a presença do atacante Mbappé, mas ele se recuperou bem de uma lesão no tornozelo e tem boas chances de atuar. 

Os brasileiros Neymar, Marquinhos e Thiago Silva têm presença garantida em campo, mas o italiano Verratti, machucado, e o argentino Di María, suspenso, são desfalques do time comandado pelo técnico alemão Thomas Tuchel.

Em sua primeira participação na Champions, a Atalanta é a principal surpresa desta temporada e eliminou o Valencia nas oitavas de final. Já o Paris Saint-Germain, que passou pelo Borussia Dortmund na fase anterior, se vencer o time italiano em jogo único nesta quarta, vai à semifinal da Liga dos Campeões pela segunda vez na história, repetindo o feito de 1995.

Outras partidas da semana

O ganhador de PSG e Atalanta vai enfrentar na semifinal do dia 18 de agosto quem vencer entre Atlético de Madri, da Espanha, e Leipzig, da Alemanha, que duelam na quinta-feira (13). Os outros jogos das quartas de final são entre Barcelona e Bayern de Munique, na sexta-feira (14), e Manchester City e Lyon, no sábado (15). 

Dos oito times que ainda estão na briga pelo título europeu aqui em Portugal, seis nunca conquistaram a competição. Apenas Barça e Bayern já foram campeões. A grande final está marcada para 23 de agosto, no estádio da Luz.

Notícias