Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Paraná terá reunião com russos para avançar em acordo por vacina no Brasil

Vacina foi aprovada após menos de dois meses do início dos testes em humanos - Divulgação Unifesp
Vacina foi aprovada após menos de dois meses do início dos testes em humanos Imagem: Divulgação Unifesp
do UOL

Patrick Mesquita*

Do UOL, em São Paulo

11/08/2020 11h00

O governo do estado do Paraná se reunirá amanhã com o embaixador russo no Brasil para definir um possível acordo com a Rússia para uma parceria em uma vacina contra a covid-19.

"Neste momento, as negociações ainda estão em andamento. Dentro deste processo, na quarta-feira (12/08) haverá uma reunião técnica com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, e equipe", informou o governo em comunicado oficial.

Mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que o país foi o primeiro a dar aprovação regulatória para uma vacina contra a doença provocada pelo novo coronavírus, que será comercializada internacionalmente com o nome de Sputnik 5, em referência ao primeiro satélite lançado ao espaço na história, pela então União Soviética em 1957.

Em entrevista concedida hoje à GloboNews, o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná, Jorge Callado, também disse que as tratativas ainda estão em fases iniciais.

"Estamos numa fase muito inicial dessas tratativas, para que tenha qualquer troca de informações, qualquer reunião mais avançada, é necessária a assinatura do acordo entre o governo do Paraná e a Rússia, que está prevista para acontecer. Estamos num momento de pandemia, possivelmente essas reuniões ocorrerão por videoconferência, quando for muito necessário, atendendo a todos os limites e prudência sanitárias algumas reuniões presenciais, mas o importante é que existe mais uma opção de vacina", afirmou.

O chefe do fundo soberano da Rússia, Kirill Dmitriev, disse que a vacina deveria ser produzida no Brasil após aprovação regulatória.

A vacina foi aprovada após menos de dois meses do início dos testes em humanos, o que levou cientistas internacionais a questionarem se a Rússia não está colocando o prestígio nacional à frente de uma ciência sólida e segura.

Em entrevista à CNN Brasil, Akopov explicou que está procurando parcerias no Brasil. "Estou absolutamente convencido de que isso é possível. A embaixada está ajudando nossas entidades na Rússia que estão procurando cooperação internacional para estabelecer contato com diferentes laboratórios e governos para precisamente produzir a vacina no Brasil e para ser aplicada na população brasileira também", disse.

Veja o comunicado do governo do Paraná

O Governo do Paraná informa que está em tratativas com a Embaixada da Rússia no Brasil para participar do desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19.

Neste momento, as negociações ainda estão em andamento. Dentro deste processo, na quarta-feira (12/08) haverá uma reunião técnica com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, e equipe.

O encontro é para definir os termos de um possível acordo entre as partes, e será coordenado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O Governo do Estado reforça que o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) é um órgão com capacidade técnica para participar do processo.

Após o encontro novas informações serão fornecidas.

*Com agência Reuters.

Notícias