Topo
Notícias

Candidata de oposição em Belarus foge para Lituânia

11/08/2020 10h52

MOSCOU, 11 AGO (ANSA) - A candidata de oposição à Presidência de Belarus Svetlana Tikhanovskaya fugiu para a Lituânia após sua derrota nas eleições do último domingo (9) para o mandatário Aleksandr Lukashenko, que está no poder há 26 anos e governa o país com mão de ferro.   

Em uma mensagem divulgada pela internet, Tikhanovskaya disse que tomou a decisão sozinha. "Sei que muitos me entenderão, muitos me condenarão e muitos me odiarão. Mas digo a todos: cuidem-se.   

Nenhuma vida vale o que está acontecendo agora. As crianças são a coisa mais importante que temos na vida", disse, indicando que saiu do país para ficar com seus filhos, que já estavam na Lituânia.   

Desde o anúncio da vitória de Lukashenko, que diz ter obtido cerca de 80% dos votos, Belarus tem sido palco de protestos da oposição e de uma violenta repressão por parte das forças de segurança. Mais de 2 mil pessoas foram detidas apenas na última segunda-feira (10).   

Em outro vídeo divulgado na web, Tikhanovskaya pede para os manifestantes evitarem confrontos com a polícia, mas seus apoiadores acreditam que ela foi pressionada a fazer essas declarações. "Não quero derramamento de sangue nem violência, por isso peço que vocês não enfrentem a polícia nem se reúnam na rua para não colocar suas vidas em perigo", afirmou a opositora.   

Professora de inglês, Tikhanovskaya é novata na política e entrou na disputa eleitoral após seu marido, o blogueiro dissidente Sergey Tikhanovsky, ter sido preso e impedido de se candidatar. De acordo com resultados oficiais, ela teve 6,8% dos votos, contra 79,7% de Lukashenko, mas a oposição denuncia fraudes na apuração. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias