Topo
Notícias

Argentina começa testes clínicos de vacina contra Covid-19

11/08/2020 04h53

Buenos Aires, 10 ago (EFE).- A Argentina iniciou nesta segunda-feira os testes clínicos com uma vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela americana Pfizer e a alemã BioNTech.

Fontes oficiais confirmaram à Agência Efe que o país realizará esses testes junto com Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

Segundo o Ministério da Defesa, os primeiros voluntários foram de manhã ao Hospital Militar Central, o único autorizado a realizar os testes na Argentina.

O diretor do hospital, coronel Sergio Maldonado, declarou à rádio "Rivadavia" que a etapa de preparação e treinamento dos profissionais foi concluída, e a vacinação deve começar ainda nesta semana.

De acordo com ele, há "mais de 25 mil voluntários" registrados. Aqueles que forem escolhidos para participar serão chamados pelos próprios pesquisadores e passarão por um circuito que inclui entrevistas, estudos clínicos e explicação dos procedimentos.

Metade dos participantes do estudo receberá a vacina em desenvolvimento, e a outra metade, um placebo. Isso permitirá aos cientistas avaliar os resultados dos dois grupos, comparando-os entre si, para verificarem se a vacina é ou não eficaz contra o coronavírus.

A vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech é uma das seis mais avançadas do mundo, juntamente com a produzida pela americana Moderna, a britânica AstraZeneca e outras três desenvolvidas na China. EFE

jacb/id

Notícias