Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Dezenas de quatis saqueiam depósito de supermercado em Bertioga (SP)

do UOL

Bruna Barbosa

Colaboração para o UOL, em Cuiabá

10/08/2020 18h12

Dezenas de quatis foram flagrados roubando frutas do depósito de um supermercado em um condomínio de Bertioga, no litoral de São Paulo, na tarde de ontem. A comerciante Evelin Oliveira do Nascimento, 36, registrou em vídeo o momento em que os animais silvestres atravessavam a rua perto do estabelecimento.

Evelin contou que foi a primeira vez que presenciou quatis agindo dessa forma no local. No entanto, ela foi informada por moradores do condomínio de que é comum que os animais circulem na região em busca de alimentos.

"Nem sabia qual bicho era, os moradores disseram que é comum ver os quatis [pela área], mas não em tanta quantidade. Eram muitos, estavam roubando frutas, entraram no depósito, muito bonitinho. Achei que eram macacos", lembra.

A comerciante estava indo ao mercado quando foi surpreendida pela situação inusitada. Evelin estava com o marido gravando a cena, quando decidiu parar o carro para ver os quatis de perto. Nas imagens, é possível ver que os animais descem o muro do depósito de forma sincronizada e correm para uma área de mata.

"Como ali tem muito barulho de carros, eles se assustavam. Um chegou perto, cheirou minha mão. Na hora perdi toda a noção do perigo. Uma amiga bióloga depois me deu uma bronca por ter chegado perto deles, porque eles podem ser agressivos quando se sentem ameaçados", disse.

O professor e consultor ambiental Ícaro Camargo explicou que a área onde o loteamento foi construído é de vegetação nativa, próxima a praia de Itaguaré e de um parque estadual — criado por conta da flora e fauna da região, muitas ameaçadas de extinção. "O loteamento existe desde a década de 80. Mas, no momento desse desmatamento [para construção do condomínio] houve muito afugentamento da fauna. Foi retirada a maior parte do habitat deles", avaliou.

De acordo com Ícaro, houve ainda a implantação de um módulo de golf no loteamento. Até o mês passado, uma liminar do Ministério Público Federal (MPE) impedia novas obras do condomínio na área da praia.

"Na época dos desmatamentos, tínhamos vídeos de veados campineiros correndo, em fuga, jaguatiricas atropeladas. Cenas como a dos quatis infelizmente são comuns por conta da retirada de habitat e a urbanização das áreas. Pode parecer fofinho, mas é um caos para os animais", explicou.

Notícias