Topo
Notícias

Pelo menos dois indígenas morrem em confronto com a polícia no Peru

09/08/2020 19h22

Lima, 9 Ago 2020 (AFP) - Pelo menos dois indígenas morreram e 17 ficaram feridos em um confronto entre policiais e nativos que protestavam contra a contaminação e a gestão da pandemia em frente ao acampamento de uma petroleira canadense, em um lugar remoto da Amazônia peruana, informou neste domingo (9) o governo.

O incidente deixou "seis policiais feridos e dois nativos, sem identificação, morreram", além de 11 indígenas feridos, segundo um comunicado do Ministério do Interior peruano.

O confronto aconteceu por volta da meia-noite de sábado, quando cerca de 70 nativos armados com lanças tentaram tomar à força o acampamento da empresa canadense PetroTal na região de Loreto, no noroeste do Peru.

Os indígenas exigiam que a empresa paralisasse os trabalhos no poço petroleiro conhecido como Lote 95, alegando a contaminação da terra. Neste domingo, a PetroTal anunciou a suspensão de suas operações na região, onde se encontram uma centena de trabalhadores.

Segundo o Ministério do Interior, o confronto começou quando os indígenas, que também estariam armados de escopetas, dispararam e feriram um policial, um relato que foi refutado pela Organização Regional dos Povos Indígenas da Amazônia Norte do Peru (Orpio).

"A polícia começou a atirar e acabaram atingindo uns aos outros devido à escuridão", diz a versão da organização, que afirmou que os indígenas não tinham armas de fogo.

O protesto tinha como objetivo expressar a rejeição com "a empresa petroleira e o Estado, diante do abandono e a morte de familiares por falta de tratamento e medicamentos por causa da COVID-19", completou.

Loreto, onde nasce o rio Amazonas e que tem fronteira com Brasil, Colômbia e Equador, é a região mais extensa e menos povoada do Peru, mas que se vê bastante afetada pela pandemia.

Com 33 milhões de habitantes, o Peru regista mais de 470.000 casos e supera os 20.000 óbitos pelo coronavírus.

ljc/gma/am

Notícias