Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Oito serpentes são apreendidas em cativeiro ilegal em SC

do UOL

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, de Porto Alegre

09/08/2020 15h30

Oito serpentes foram apreendidas em um cativeiro ilegal em Joinville (SC), a 178 km de distância de Florianópolis. O caso aconteceu na manhã de ontem no bairro Iririú. Foram encontradas uma píton e sete corn-snakes, espécie norte-americana que, em tradução livre, significa cobra do milho.

Por não serem nativas do Brasil, essas espécies podem causar desequilíbrio ambiental caso sejam soltas de forma indiscriminada na natureza.

Conforme a Polícia Militar Ambiental, um homem de 37 anos - que não teve a identificação repassada à imprensa - foi autuado e vai responder por crime ambiental. Pela legislação, ela pode ser detida por seis meses a um ano e ainda pagar multa por ter mantido os animais no cativeiro sem autorização.

As cobras foram encontradas na cozinha da casa e, segundo a Polícia Militar Ambiental, estavam em bom estado. O homem mora sozinho no local e, ainda conforme a PM, não foi levado para a delegacia. Já as serpentes foram encaminhadas para a Universidade do Sul de Santa Catarina.

Não se sabe a origem das cobras e como elas foram adquiridas, o que deve ser apurado em investigação da Polícia Civil. O homem afirmou que tinha as serpentes há mais de dois anos, entretanto, não informou onde as comprou.

Notícias