Topo
Notícias

Homens armados matam 6 trabalhadores humanitários franceses, motorista e guia no Níger

09/08/2020 18h55

NIAMEI (Reuters) - Homens armados em motocicletas mataram seis trabalhadores humanitários franceses, um guia nigerino e um motorista em um parque de vida selvagem no Níger neste domingo, disseram autoridades.

O grupo foi atacado em uma reserva de girafas a 65 km da capital do país da África Ocidental, Niamei, disse à Reuters o governador da região de Tillaberi, Tidjani Ibrahim Katiella.

"Eles foram interceptados e mortos", afirmou.

Os seis trabalhavam para um grupo de ajuda internacional, disse à Reuters o ministro da Defesa do Níger, Issoufou Katambé. Anteriormente, autoridades os descreveram como turistas.

Separadamente, um porta-voz do grupo francês de ajuda humanitária ACTED disse que seus funcionários estavam envolvidos.

Ninguém assumiu imediatamente a responsabilidade pelo ataque. Mas a França e outros países alertaram as pessoas contra viajar para partes do Níger onde militantes como o Boko Haram e uma afiliada do Estado Islâmico operam.

A Associação dos Guias da Reserva de Girafas de Koure emitiu um comunicado descrevendo os agressores como uma "unidade de terroristas" e dizendo que entre os mortos estava seu presidente, Kadri Abdou.

(Por Moussa Aksar e Boureima Balima em Niamei; reportagem adicional de Bate Felix, Richard Lough e Michel Rose em Paris)

Notícias