Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Jacinda Ardern lança campanha pela reeleição na Nova Zelândia

Getty Images
Imagem: Getty Images

Em Roma (Itália)

08/08/2020 10h52

Celebrada mundialmente como exemplo no combate à pandemia do novo coronavírus, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, do Partido Trabalhista, lançou neste sábado (8) sua campanha pela reeleição.

No poder desde outubro de 2017, a premiê lidera as pesquisas para as eleições legislativas de 19 de setembro, quando os neozelandeses escolherão os 120 membros da Câmara de Representantes.

Até o início do ano, as sondagens mostravam uma disputa equilibrada entre o Partido Trabalhista e o Partido nacional, de centro-direita, mas Ardern disparou na frente após a eclosão da pandemia e hoje tem mais de 50% das intenções de voto.

A Nova Zelândia é um dos países mais bem-sucedidos no combate ao novo coronavírus e acumula 1.569 casos e 22 mortes. Com 5 milhões de habitantes, o país eliminou a transmissão comunitária do Sars-CoV-2 e está há cerca de 100 dias sem registrar contágios originários de fontes desconhecidas.

"Quando as pessoas perguntam se essa é uma 'eleição Covid', minha resposta é: 'sim, é'", disse Ardern, 40 anos, em seu evento de lançamento de campanha, em Auckland. A primeira-ministra prometeu um plano de US$ 205 milhões para criar 40 mil empregos e estimular a recuperação econômica no pós-pandemia.

Notícias