Topo
Notícias

Pfizer produzirá medicamento contra Covid-19 remdesivir, da Gilead

07/08/2020 15h56

BANGALORE, Índia (Reuters) - A Pfizer anunciou nesta sexta-feira que assinou um acordo de vários anos para produzir o medicamento remdesivir, que ajuda no tratamento da Covid-19, para a Gilead Sciences, que está sob pressão para aumentar o fornecimento escasso da droga antiviral.

A Gilead tem como objetivo produzir o suficiente do medicamento até o final do ano para tratar mais de 2 milhões de pacientes com Covid-19, e concordou em enviar quase todo o seu suprimento de remdesivir aos Estados Unidos até setembro.

Porém, profissionais hospitalares e políticos se queixaram de dificuldades em obter acesso ao medicamento, que é um dos dois únicos que demonstrou em ensaios clínicos formais capacidade de ajudar pacientes hospitalizados com Covid-19.

Também há temores de escassez fora dos Estados Unidos e, separadamente, nesta sexta-feira, a britânica Hikma Pharmaceuticals disse que começou a fabricar remdesivir em sua fábrica em Portugal.

A Gilead informou que sua rede de fabricação do medicamento cresceu para mais de 40 empresas na América do Norte, Europa e Ásia para aumentar a capacidade.

Nesta semana, um grupo bipartidário de procuradores dos EUA defendeu que o governo do país permita que outras empresas produzam o remdesivir para aumentar sua disponibilidade e diminuir o preço.

A Pfizer fornecerá serviços de produção sob contrato. Não ficou claro imediatamente se a Pfizer fornecerá apenas para o mercado dos EUA.

Junto com a alemã BioNTech, a Pfizer também está buscando desenvolver uma vacina contra o coronavírus.

(Por Manas Mishra)

Notícias