Topo
Notícias

Índia ultrapassa os 2 milhões de casos de Covid-19 e se torna 3º país mais atingido do mundo

07/08/2020 09h00

A Índia anunciou nesta sexta-feira (7) que mais de dois milhões de casos do novo coronavírus foram confirmados no país. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde indiano e mostram que o número de contaminados dobrou em apenas três semanas.

Até agora, a Índia registrou 41.585 mortos da Covid-19 e 2.027.074 diagnósticos positivos desde o início da epidemia. Como as autoridades indianas limitam o acesso aos testes, os especialistas acreditam que esses dados sejam subestimados. 

O país se tornou o terceiro do mundo a registrar mais de dois milhões de diagnósticos positivos depois dos Estados Unidos e do Brasil. A Índia instaurou um confinamento radical no fim de março, mas as medidas foram flexibilizadas na tentativa de relançar a economia local. Vários estados indianos, entrentanto, adotaram restrições e medidas de quarentena para tentar frear a propagação do vírus.

As autoridades impuseram nas últimas semanas confinamentos localizados nos estados de Bihar, no norte do país e na região do Tamil Nadu, no sul. A região de Bengalore, no sul, onde estão instaladas as empresas high-tech indianas, também adotou medidas rígidas para conter a circulação do vírus.

No início, a epidemia atingiu principalmente Nova Déli e Mumbai, mas atualmente avança em cidades pequenas e na zona rural, onde vivem 70% dos indianos. O uso da máscara é bastante respeitado nas grandes cidades da Índia, mas a proteção é pouco usada nas áreas rurais.

O país realiza cerca de 16.500 testes para cada milhão de habitantes, contra 190.000 nos Estados Unidos. Análises recentes mostram que o número real de casos seria bem mais elevado do que o indicado no balanço oficial.

Uma grande porcentagem dos pacientes não apresenta sintomas. Um estudo em julho mostrou que pelo menos 25% dos habitantes de Nova Déli já foram contaminados - 40 vezes a mais do que os dados oficiais. Outra pesquisa constatou que pelo menos a metade dos moradores das favelas de Mumbai já contraíram o SARS-Cov-2.

Trabalhadores voltaram para suas regiões

A razão do aumento de casos nas cidades pequenas seria o retorno dos trabalhadores que perderam o emprego nas grandes cidades, segundo os especialistas. O Estado de Pradesh, do tamanho da França, da Alemanha e do Reino Unido, já registram casos em seus distritos mais isolados. A região de mais de 200 milhões tem mais de 100 mil casos oficiais. Sua capital regional Lucknow, por exemplo, registrou 600 novas contaminações diárias, contra apenas 100 ou 150 há alguns dias.

Cartazes para contaminados

Os dados reais da epidemia poderiam ser mais elevados, por conta do baixo número de testes na população indiana e um recenseamento insuficiente. A discriminação associada ao vírus desmotiva os indianos a realizar os testes.

As autoridades colam cartazes na frente das casas dos contaminados, para prevenir a vizinhança da presença de um doente no local, o que não incita, desta forma, as pessoas a detectar uma possível contaminação.

 

Notícias