Topo
Notícias

EUA impõem sanções contra governadora de Hong Kong

07/08/2020 16h36

WASHINGTON, 7 AGO (ANSA) - O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (7) sanções contra 11 autoridades de Hong Kong, incluindo a governadora de Hong Kong, Carrie Lam, por comprometerem a autonomia do território.   

"Os Estados Unidos estão com o povo de Hong Kong", declarou o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin.   

A decisão foi tomada pelas autoridades "restringirem a liberdade de expressão e o direito dos cidadãos de se reunirem" e acontece semanas depois que a China impôs uma polêmica lei de segurança nacional em Hong Kong.   

Entre as punições estão a apreensão de todas as propriedades dos funcionários nos EUA e os ativos financeiros congelados.   

Para especialistas, a legislação ameaça a liberdade do território autônomo. Já o governo de Donald Trump, por sua vez, acusa a China de permitir que as forças de segurança de Pequim operem em Hong Kong sem impunidade e instaurando censura contra opositores.   

O Tesouro americano, inclusive, disse que Lam é responsável de "implementar as políticas de supressão da liberdade e processos democráticos de Pequim".   

"Em 2019, Lam pressionou por uma atualização dos acordos de extradição de Hong Kong para permitir a extradição para o continente, iniciando uma série de manifestações massivas da oposição em Hong Kong", acrescentou o comunicado. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias