Topo
Notícias

Melbourne vive primeiro dia de confinamento total devido ao surto de Covid-19

06/08/2020 12h45

Sydney (Austrália), 6 ago (EFE).- A cidade de Melbourne, a segunda cidade mais populosa da Austrália, vive nesta quinta-feira seu primeiro dia de confinamento total que terá duração de seis semanas, com o fechamento de empresas não essenciais, que irá afetar ainda mais a economia do país.

O surto de Melbourne, agravado pelo suposto não cumprimento da quarentena de viajantes internacionais, teve um aumento de cerca de 2,2 mil casos do novo coronavírus no final de junho para os 14.469 infecções até hoje.

Victoria ainda tem 7.449 casos ativos de Covid-19, dos quais mais de 1,5 mil estão ligados a moradores e funcionários de asilos, disse hoje o primeiro-ministro do estado, Daniel Andrews, a jornalistas em Melbourne, relatando um aumento de 471 novas infecções e oito mortes.

"Se vamos reduzir esses números, temos que limitar as atividades", disse Andrews, admitindo que "ninguém gosta de restringir a atividade em qualquer setor da economia e ninguém gosta de adiar prazos".

O surto forçou as autoridades de Victoria a ordenar o confinamento de Melbourne, no dia 9 de julho por seis semanas, mas como as transmissões locais continuaram, um toque de recolher foi imposto a partir de domingo e as restrições aplicadas atualmente foram aumentadas para o nível quatro até meados de setembro.

Esse confinamento total implica, a partir de hoje, o fechamento de empresas não essenciais, como lojas de varejo e academias, bem como restrições às operações em setores como construção ou processamento de carne.

A Austrália, que tem registrada cerca de 20 mil infecções, incluindo 255 mortes, também luta contra vários surtos no estado de Nova Gales do Sul, assim como enfrenta casos isolados no restante de seu território. EFE

wat/phg

(foto)

Notícias