Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Itália conclui evacuação por risco de colapso em geleira

06/08/2020 11h03

AOSTA, 6 AGO (ANSA) - As autoridades de Courmayeur, no extremo-norte da Itália, concluíram a evacuação de 75 pessoas que tiveram de deixar suas casas devido ao risco de colapso na geleira Planpincieux, que fica no maciço do Mont Blanc (Monte Bianco, em italiano).

A evacuação das 25 famílias - a maioria delas de turistas - foi finalizada na manhã desta quinta-feira (6) e envolveu imóveis situados no Vale Ferret, logo abaixo do glaciar. Nenhuma pessoa se apresentou no abrigo montado pela Prefeitura em um ginásio.

"A evacuação era urgente e inadiável", justificou o prefeito Stefano Miserocchi, em coletiva de imprensa nesta quinta.

Segundo ele, dos 75 indivíduos removidos, apenas 15 são residentes na cidade.

Em outubro passado, Courmayeur já havia entrado em alerta para o risco de desabamentos no Planpincieux, uma geleira suspensa de 2,4 quilômetros de extensão. Desta vez, as autoridades monitoram uma massa de 500 metros cúbicos, equivalente à Catedral de Milão ou a um campo de futebol com 80 metros de gelo.

De acordo com Valerio Segor, chefe do escritório de geologia da região do Vale de Aosta, o risco de colapso se deve a um "choque térmico" no glaciar, que teve um aumento significativo das temperaturas após um período de frio. O governo regional estima que o alerta deve durar ao menos três dias, até os termômetros se estabilizarem. (ANSA).

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias