Topo
Notícias

Itália apoia "resposta internacional" para o Líbano

06/08/2020 17h14

Roma, 6 Ago 2020 (AFP) - A Itália é favorável a "uma resposta internacional" ao Líbano após a grande explosão que assolou bairros inteiros de Beirute, disse o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, em entrevista à AFP em Roma.

"Certamente haverá uma resposta internacional e estou feliz que países como a França estejam na linha de frente para ajudar o Líbano", disse o ministro italiano, depois que o presidente francês Emmanuel Macron viajou para Beirute, onde anunciou a realização de uma conferência de ajuda internacional para o país "nos próximos dias".

"Daremos todo o nosso apoio ao governo libanês, ao povo libanês que já estava passando por um momento difícil política e economicamente", prometeu Di Maio durante esta entrevista em Farnesina, sede do Ministério das Relações Exteriores.

"O que aconteceu no Líbano é uma tragédia que atingiu o povo libanês e, do nosso ponto de vista, ajudar um país amigo como o Líbano também significa interromper um processo de desestabilização e instabilidade que mais tarde poderá afetar a migração", explicou.

Ele também especificou que "por enquanto bombeiros, militares, um especialista e [...] oito toneladas de ajuda à saúde foram enviados".

O ministro italiano anunciou na quinta-feira à tarde a partida de um voo humanitário para Beirute "em resposta a pedidos de assistência das autoridades libanesas".

glr/crc/mis/cc

Notícias