Topo
Notícias

Indonésia iniciará teste de potencial vacina contra Covid-19 da Sinovac

06/08/2020 14h09

Por Stanley Widianto

BANDUNG, Indonésia (Reuters) - Testes em humanos de uma potencial vacina contra o coronavírus devem começar na próxima semana na Indonésia em uma colaboração entre a empresa estatal farmacêutica Bio Farma e a chinesa Sinovac Biotech, disse um pesquisador sênior.

O início do teste da vacina acontecerá no momento em que a Indonésia sofre para conter a disseminação do novo coronavírus, com uma escalada constante dos números de casos.

A terceira fase dos testes está programada para começar em 11 de agosto e envolverá 1.620 voluntários entre 18 e 59 anos, afirmou o professor Kusnandi Rusmil, chefe de pesquisas da Universidade Padjadjaran, de Bandungue, a repórteres. A potencial vacina contra o coronavírus da Sinovac já está sendo testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo do Estado de São Paulo.

Metade dos participantes receberá a vacina ao longo de um período seis meses, e o resto receberá um placebo, disse Rusmil, pontuando que 800 pessoas se voluntariaram até agora.

"Queremos ter nossas vacinas para podermos usá-las em nosso povo", disse Rusmil, a repórteres.

Até quarta-feira, a Indonésia tinha registrado 116.871 casos de coronavírus e 5.432 mortes --os maiores números do Leste Asiático.

A pandemia de coronavírus levou a uma corrida global pela vacina, com mais de 100 em desenvolvimento e por volta de uma dúzia já sendo testada em humanos.

O teste da Sinovac é uma das muitas colaborações em andamento para produzir a vacina na quarta nação mais populosa do mundo.

Notícias