Topo
Notícias

Espanhóis buscam resposta sobre paradeiro do rei emérito Juan Carlos

06/08/2020 15h12

Por Elena Rodriguez e Nathan Allen

MADRI (Reuters) - Espanhóis estão exigindo saber o paradeiro do rei emérito Juan Carlos depois que ele deixou o país abruptamente em meio a uma nuvem de escândalos.

Sem nenhuma palavra das autoridades sobre onde ele está, a dramática saída do rei emérito, de 82 anos, anunciada na segunda-feira, desencadeou um jogo de adivinhação internacional, mas também irritação dentro da Espanha com o mistério.

"Eles deveriam ser claros, deveriam dizer onde ele está", disse Jorge Llubero, estudante de 18 anos em Madri. "Não deveria haver tanto segredo."

A imprensa espanhola informou que Juan Carlos, que abdicou em favor de seu filho Felipe em 2014, pode ter deixado o país no domingo.

Alguns dizem que ele está agora na República Dominicana e outros o colocaram em Portugal, onde passou grande parte de sua juventude. Mas autoridades de ambos os países disseram não ter conhecimento de sua chegada.

"Deveríamos saber mais sobre a situação dele, acho que é bem sério", afirmou o guia turístico de Madri Gabriel Alonso.

Juan Carlos disse que estava deixando a Espanha para que o reinado de seu filho não fosse perturbado por seus assuntos pessoais.

Em junho, a Suprema Corte da Espanha abriu uma investigação preliminar sobre o envolvimento de Juan Carlos em um contrato ferroviário de alta velocidade na Arábia Saudita, depois que o jornal suíço La Tribune de Geneve informou que ele havia recebido 100 milhões de dólares do rei saudita na época. A Suíça também abriu uma investigação.

Notícias