Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Primeiro caso suspeito de covid-19 na Coreia do Norte teve teste 'inconclusivo', diz OMS

Bandeira da Coreia do Norte -
Bandeira da Coreia do Norte

Emma Farge e Josh Smith

05/08/2020 19h40

GENEBRA/SEUL (Reuters) — Os resultados do teste realizado pela Coreia do Norte com um homem suspeito de ser o primeiro caso de coronavírus no país foram inconclusivos, embora as autoridades locais tenham colocado em quarentena mais de 3.635 pessoas que tiveram contato primário e secundário com ele, disse à Reuters uma autoridade da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 26 de julho, a Coreia do Norte anunciou ter declarado estado de emergência e colocado em quarentena a cidade fronteiriça de Kaesong, após uma pessoa que havia desertado para a Coreia do Sul há três anos atravessar a fronteira fortificada e retornar ao país com o que foi descrito pela mídia estatal como sintomas de covid-19.

Na ocasião, a imprensa estatal não esclareceu se o homem foi testado para a doença, afirmando que "resultados incertos foram obtidos após diversas avaliações médicas". Mas o líder norte-coreano, Kim Jong Un, declarou que "pode-se dizer que o vírus entrou no país".

Se confirmado, o caso seria o primeiro oficialmente reconhecido por autoridades norte-coreanas, embora a mídia estatal reafirme que nenhuma infecção foi relatada no país até o momento.

"A pessoa foi testada para covid-19, mas os resultados foram inconclusivos", disse o médico Edwin Salvador, representante da OMS na Coreia do Norte, em comentários enviados à Reuters por email.

Notícias